Descarbonização

O desafio de reduzir as emissões de carbono das indústrias de capital intensivo


As indústrias de capital intensivo enfrentam desafios substanciais na descarbonização devido à sua dependência de hidrocarbonetos fósseis, alta intensidade energética e processos produtivos complexos. A mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nesses setores é especialmente difícil, não apenas devido às emissões diretas dos processos produtivos, mas também pela complexidade das cadeias de valor, que incluem emissões associadas a matérias-primas e insumos, além das indústrias a jusante.

Para enfrentar esses desafios, é essencial adotar uma abordagem personalizada para a descarbonização, considerando as características específicas de cada setor e processo. A compreensão detalhada das fontes de emissões e a necessidade de investimentos significativos em capital, infraestrutura e tecnologia são cruciais. A maturidade tecnológica das soluções, medida pelo Technology Readiness Level (TRL), também deve ser levada em conta.

Neste documento, exploramos as principais soluções de descarbonização para indústrias de capital intensivo, oferecendo uma análise crítica dessas tecnologias com base na matriz de “frutos de fácil alcance” (low hanging fruit matrix), que prioriza as soluções mais viáveis e eficazes para implementação. Para um entendimento mais profundo e detalhado das estratégias e tecnologias recomendadas, consulte o material completo.
Você poderá alterar suas preferências a qualquer momento neste link.
A não ser que você sinalize seu interesse por receber outros conteúdos da Deloitte, os dados capturados neste formulário serão utilizados apenas para processos de inscrição, logística e organização do evento, e poderão ser utilizados para análises estatísticas internas.