Desafios e oportunidades ao longo do ciclo de vida de ativos de capital
O ano de 2023 foi de grande importância para a inteligência artificial (IA) com a popularização de várias aplicações voltadas para o usuário final, representando uma mudança de paradigma no mundo da tecnologia. Enquanto as gerações anteriores de IA utilizam detecção de padrões ou seguimento de regras para ajudar a analisar dados e fazer previsões, o advento das arquiteturas transformadoras desbloqueou um novo campo: a inteligência artificial generativa (GenAI).
A GenAI pode imitar o processo criativo humano desenvolvendo novos dados semelhantes aos que foi treinada, elevando a IA de facilitadora para, potencialmente, coparticipante.
Os projetos de capital intensivo, operações industriais e ativos de infraestrutura estão prestes a sofrer uma transformação significativa devido à capacidade avançada da GenAI de articular planos e proporcionar uma visibilidade ampla e detalhada de sua execução. Essas áreas precisam se preparar para uma era de cadeias de valor em fluxo acelerado, onde a velocidade e eficiência se tornam ainda mais primordiais.
Neste artigo abordamos as principais oportunidades relacionadas ao uso de GenAI em Infrastructure & Capital Projects, trazendo exemplos de aplicação, benefícios e casos de uso da utilização em cada uma delas.